Lebo Mathosa:
Morreu aos 29 anos a cantora Lebo Mathosa, uma das artistas mais populares da África do Sul. Ela foi vítima de um acidente automobilístico em uma estrada próxima a Joanensburgo.
Mathosa foi uma das pioneiras e era uma das maiores representantes do Kwaito, mistura de hip hop, funk e ritmos tradicionais da África. Sua marca registrada era a vasta cabeleira tingida de loiro, podendo ser vista também nas participações que fez em seriados de TV.
Um policial responsável pela cena do acidente disse que o motorista do carro perdeu o controle, fazendo com que o carro girasse e atingisse uma árvore.
Mathosa foi nomeada para o prêmio de Música de Origem Negra do Reino Unido (Mobo) no início deste ano e também cantou no aniversário de 85 anos do lendário líder Nelson Mandela. A morte da cantora sucede quase dois anos depois da morte da diva sul-africana Brenda Fassie.
Na época, Mathosa comentou a morte da colega: "não dá pra negar a morte, não dá pra temê-la. Quem acredita sabe que Deus tem um lugar melhor guardado pra gente". Os representantes da gravadora EMI, de quem Mathosa era contratada, se dizem arrasados pelo acidente. "Acho que ela e Brenda Fassie serão insubstituíveis em termos de talento e energia desprendida no palco", declarou a gravadora.